Voltar

Tratamento da obesidade

Navegue em: Obesidade e diabetes

O que é obesidade?

A obesidade é uma pandemia, devido ao aumento importante de sua prevalência ao longo dos últimos anos. Deve atingir quase 30% dos adultos no Brasil em 2030, segundo estimativa da Federação Mundial de Obesidade.

Em 2010, estima-se que o sobrepeso e a obesidade foram causa de 3,4 milhões de mortes, 3,9% de anos de vida perdidos e 3,9% de incapacidade ajustada pelos anos de vida (QALYs, sigla em inglês) globalmente.

Por isso, quanto antes começar o tratamento, menor o impacto na saúde e qualidade de vida.

Cuide de toda família: Afinal não é questão de peso, é sobre sua saúde!

A definição da obesidade é realizada de acordo com o índice de massa corpórea (IMC ), calculado através do peso dividido pela altura ao quadrado e classificada da seguinte maneira:

  • IMC entre 25,0 e 29,9 Kg/m2: sobrepeso;
  • IMC entre 30,0 e 34,9 Kg/m2: obesidade grau I;
  • IMC entre 35,0 e 39,9 Kg/m2: obesidade grau II;
  • IMC maior do que 40,0 Kg/m2: obesidade grau III.

Prevenção da Obesidade

No Centro Especializado de Obesidade e Diabetes oferecemos o cuidado e acompanhamento médico necessário para você e sua família.

A prevenção da obesidade deve ser incentivada desde a infância, fase em que se constrói hábitos para a vida toda. Mas nem sempre é fácil, porque a obesidade é uma doença multifatorial, mas de base fundamentalmente genética. Outras condições, como fatores emocionais e outros gatilhos podem estar também envolvidos secundariamente.

A obesidade é uma doença crônica de causa multifatorial, porém com base genética. E precisa de tratamento!

A obesidade é uma doença crônica de causa multifatorial, porém com base genética.

Por isso, cuidamos de pacientes a partir de 14 anos para que possam realizar o tratamento junto com seus familiares e em conjunto promover uma mudança de hábitos e rotinas para todos, contribuindo para seu desenvolvimento e chegada à fase adulta com saúde e qualidade de vida.


Quais são os sintomas?

Pessoas que convivem com obesidade podem apresentar limitações de movimento, aumento de sudorese, cansaço e falta de disposição também podem acontecer. Além disso, sobrecarregam a coluna e membros inferiores, apresentando, em longo prazo, degenerações (artroses) de articulações da coluna, quadril, joelhos e tornozelos, além de doença varicosa superficial e profunda (varizes) com úlceras de repetição e erisipela.

A obesidade também é fator de risco para uma série de doenças ou distúrbios listados abaixo:

CONDIÇÕES ASSOCIADAS

Hipertensão arterialAumento dos triglicérides
Doenças cardiovascularesAumento do colesterol
Doenças cérebro – vascularesDiminuição de HDL (“colesterol bom”)
Diabetes Mellitus tipo 2Aumento da insulina
CâncerIntolerância à glicose
OsteoartriteDistúrbios menstruais / infertilidade
Pedras na vesículaApneia do sono

Assim, pacientes com obesidade apresentam severo risco para uma série de doenças e distúrbios, o que faz com que possam ter diminuição da sua expectativa de vida, principalmente quando são portadores de obesidade mais grave, de graus mais avançados.

A obesidade é uma doença que traz consigo uma série de outras enfermidades como hipertensão arterial, aumento dos triglicérides e colesterol, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, osteoartrite, apneia do sono, infertilidade, doenças cerebrovasculares, entre outas. E isso acontece em qualquer idade.


Tratamento da Obesidade

A mudança do estilo de vida, que compreende reeducação alimentar e atividade física, é a base do tratamento clínico da obesidade. Sem ela, dificilmente se atingirá uma perda de peso necessária para melhorar a saúde e, muito menos, essa perda será duradoura.

Perguntas frequentes

Obesidade não é um fator de risco. É uma doença. Pode vir acompanhada de diabetes mellitus, hipertensão arterial, excesso de colesterol e triglicerídeos, gota, artrose, apneia do sono, esteatose hepática etc. A obesidade não controlada leva a infartos, acidentes vasculares cerebrais, insuficiência renal. Tratar obesidade e as doenças associadas é prevenir a mortalidade.

Sim. Porém a reposição de vitaminas é feita porque o paciente acaba tendo menor ingesta alimentar e necessita de suplementação.

O objetivo primário das operações bariátricas é a perda ponderal e o controle ou até mesmo a remissão de doenças associadas.

Esperamos entre 18 a 24 meses após as derivações gástricas em Y de Roux uma perda 30 a 35% do peso pré-operatório e a melhora de doenças associadas como cerca de 90 a 95% da apneia do sono, 60 a 70% de controle do diabetes do tipo 2, melhora do refluxo gastroesofágico em 95% das vezes e melhora das doenças das articulações em 90% das eventualidades. Melhora ou remissão da hipertensão entre 55% e 75% dos pacientes.

Já para a gastrectomia vertical, esperamos perda de peso um pouco menor que à derivação gastrojejunal em Y de Roux. Entretanto, ela pode não proporcionar o mesmo sucesso em algumas doenças associadas, principalmente o diabetes tipo 2.

O risco de mortalidade é de 0,09% (banco de dados norte americano-MBSAQUIP, 2021) e está geralmente relacionado com a gravidade das doenças associadas. O índice de complicações maiores é de aproximadamente 3%, menor do que muitas operações de grande porte, especialmente quando realizadas em Centros de excelência, como o Centro de Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Sem dúvidas, as vantagens relativas ao controle das doenças associadas, melhor qualidade de vida e longevidade são extremamente compensadoras.

A obesidade é uma condição caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, resultando em um peso corporal acima dos níveis considerados saudáveis.

A obesidade é causada pela combinação de fatores genéticos, ambientais, comportamentais e hormonais, incluindo hábitos alimentares inadequados e sedentarismo. 

A obesidade aumenta o risco de diversas doenças, incluindo diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, hipertensão, problemas articulares e alguns tipos de câncer.

O IMC é calculado dividindo o peso em quilogramas pela altura em metros elevada ao quadrado. O resultado indica a faixa de peso: abaixo do peso, peso normal, sobrepeso ou obesidade. Clique Aqui e cálcule o seu IMC!

Sim, o tratamento da obesidade geralmente envolve mudanças no estilo de vida, como dieta equilibrada, exercícios físicos e, em alguns casos, o uso de medicamentos ou cirurgia bariátrica.

A cirurgia bariátrica é um procedimento para redução de peso, indicado para pessoas com obesidade mórbida ou com obesidade associada a problemas de saúde graves.

Sim, a obesidade pode ter um impacto negativo na saúde mental, levando a problemas como baixa autoestima, depressão e ansiedade devido a questões de imagem corporal e estigma social.


ESPECIALISTAS EM Tratamento da obesidade

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store