
Uma vida mais saudável e segura. Saiba como controlar e tratar o diabetes
No Hospital Alemão Oswaldo Cruz temos uma equipe especializada em Diabetes, pronta para oferecer os melhores e mais avançados tratamentos para os pacientes. Também temos uma ampla estrutura para realização de diversos exames.
Temos especialistas renomados e uma tecnologia de ponta para oferecer o melhor em prevenção, diagnóstico e tratamento, preservando a saúde e a qualidade de vida de nossos pacientes.
O que é diabetes?
Dados da Organização Mundial da Saúde divulgados em abril de 2016 estimaram que existem 422 milhões de portadores de diabetes tipo 2 no mundo. Um número que quadruplicou desde 1980
Este aumento alarmante pode estar relacionado ao crescimento do número de indivíduos com sobrepeso e obesidade, porém o fator muito mais importante é a distribuição inadequada da gordura abdominal, que pode estar relacionada a diversos fatores, incluindo hábitos de alimentação incorretos e falta de atividade física.
Tipos de Diabetes
Os tipos de diabetes mellitus prevalentes são o tipo 1 e o tipo 2.
O diabetes tipo 1 é uma doença autoimune, ou seja, as próprias células de defesa do indivíduo passam a reconhecer o pâncreas como um corpo estranho e começam a “atacá-lo”, causando morte das células produtoras de insulina (células beta). Por esse motivo, o tratamento diabetes tipo 1 deve ser feito com insulina.
Os mecanismos responsáveis por este defeito nas células de defesa não são bem conhecidos e, por isso, ainda não é possível tratar a causa.
O diabetes tipo 2 tem como causa principal o aumento da gordura visceral (abdominal). Este acúmulo de gordura gera um processo inflamatório que aumenta a resistência à ação da insulina nas células do corpo. Isso faz com que o pâncreas necessite produzir cada vez mais insulina para vencer essa resistência, o que gera um processo lento de morte das células beta do pâncreas.
Prevenção do Diabetes Tipo 2
A melhor maneira de prevenir o diabetes tipo 2 é manter hábitos de vida saudáveis e conservar um peso adequado, não deixando acumular a gordura no abdome.
Também é importante realizar consultas e exames de rotina quando existe histórico de diabetes na família ou se o paciente já apresenta um quadro de pré-diabetes (níveis de glicose no sangue elevados, porém em níveis inferiores aos portadores de diabetes do tipo 2).

Prática de
atividades físicas

Melhora de hábitos
alimentares

Evitar cigarro e
bebidas alcóolicas

Manter o peso
adequado
Tratamento do Diabetes
O tratamento de Diabetes tipo 2 se inicia com medicamentos que melhoram a sensibilidade das células à ação da insulina ou aumentam a sua produção pelo pâncreas.
Se o tratamento clínico não for suficiente para o controle adequado da doença, a cirurgia metabólica pode ser recomendada.

Tratamento clínico
Medicamentos

Tratamento cirúrgico
Cirurgia Metabólica
O médico especialista indicará o melhor tratamento para cada paciente.