Webinar dá continuidade à discussão sobre cirurgia metabólica em casos de doenças renais e diabetes

Evento será moderado ao vivo pelo Dr. Ricardo Cohen, referência em cirurgia metabólica no país.

São Paulo, 06 de julho de 2020 – Os efeitos da cirurgia metabólica em pacientes com doenças renais e diabetes tipo 2 em estágio inicial será o tema de um webinar internacional. No dia 7 de julho, às 9 horas (horário de Brasília), o canal AIS transmitirá ao vivo este congresso on-line, organizado por três dos principais especialistas em suas áreas.

A cirurgia metabólica é uma opção para o tratamento do diabetes tipo 2. Até o momento, todos os ensaios clínicos randomizados anteriores tinham objetivos glicocêntricos. A nefropatia diabética é uma das principais complicações em pacientes com diabetes, e a albuminúria é uma proxy para eventos cardiovasculares e mortalidade. Além disso, a doença renal crônica diabética (DRC) é uma das principais causas de diálise e transplante renal.

Um estudo publicado recentemente descobriu que o bypass gástrico é tão seguro quanto o melhor tratamento medicamentoso e significativamente mais eficaz para alcançar a remissão de albuminúria e DRC em estágio inicial em pacientes com diabetes tipo 2 e obesidade (IMC 30 a 35). No seguimento de dois anos, a remissão de albuminúria e DRC em estágio inicial foi alcançada em 82% dos pacientes cirúrgicos, contra 55% (albuminúria) e 48% (DRC) em pacientes farmacoterapêuticos. A cirurgia foi tão segura quanto o melhor tratamento clinico. Esses resultados apontam para um novo paradigma de tratamento para reverter ou impedir a progressão crônica da doença renal em pacientes com diabetes e obesidade.

Os principais médicos da área, Dr. Ricardo Cohen (Brasil), Dr. Carel Le Roux (Irlanda) e o Dr. Allon Friedman (EUA), farão uma revisão abrangente de outro marco no tratamento do diabetes e suas complicações, considerando A cirurgia metabólica como uma opção potencialmente melhor do que o tratamento clinico.

Programação:

  • 1. Dr. Ricardo Cohen: boas-vindas e introdução;
  • 2. Dr. Allon Friedman: o ônus da doença renal diabética;
  • 3. Dr. Carel le Roux: os mecanismos de ação da cirurgia metabólica para a remissão da Doença Renal Diabética;

  • 4. Dr. Ricardo Cohen: ensaio clínico randomizado e controlado, que atesta a eficácia da cirurgia metabólica na melhora da Doença Renal Diabética;
  • 5. Painel de Discussão: todos os convidados moderados pelo Dr. Ricardo Cohen;
  • 6. Dr. Ricardo Cohen: comentários finais.

Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Fundado em 1897 por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz é um dos maiores centros hospitalares da América Latina. Com atuação de referência em serviços de alta complexidade e ênfase em Oncologia e Doenças Digestivas, em 2020 a Instituição irá completar 123 anos. Para que os pacientes tenham acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Commission International (JCI) – principal agência mundial de acreditação em saúde –, o Hospital conta com um corpo clínico renomado, formado por mais de 4 mil médicos cadastrados ativos, e uma das mais qualificadas assistências do país. Sua capacidade total instalada é de 805 leitos, sendo 582 deles na saúde privada e 223 no âmbito público. Desde 2008, atua também na área pública como um dos cinco hospitais de excelência do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde.

Hospital Alemão Oswaldo Cruz – https://www.hospitaloswaldocruz.org.br/

Informações para a imprensa

Conteúdo Comunicação:

Gerência de Comunicação Corporativa do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Data: 06/07/2020