Hospital Alemão Oswaldo Cruz realiza live sobre a relação da obesidade e do diabetes com a Covid-19

Transmissão será conduzida pelo médico Dr. Ricardo Cohen, referência em cirurgia metabólica no país

São Paulo, 16 de junho de 2020 – O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, por meio do seu Centro Especializado em Obesidade e Diabetes, transmite nesta sexta-feira, 19, às 16h30, a live “Pandemia: Obesidade e Diabetes encontram a Covid-19”. O encontro virtual será na página oficial do Hospital no Linkedin. Para assistir, basta acessar a página.

A live será conduzida pelo coordenador do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes, o cirurgião bariátrico Dr. Ricardo Cohen, e pela endocrinologista Dra. Tarissa Petry. Os especialistas irão abordar sobre pontos importantes que devem ser levados em conta quando o assunto é o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus ligados as comorbidades obesidade e diabetes.

Na ocasião, Dr. Ricardo Cohen, que também é coordenador da pós-graduação em Cirurgia Bariátrica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, irá tirar as principais dúvidas sobre a importância deste procedimento no combate à obesidade, uma doença crônica e progressiva, mesmo em tempos de pandemia.

Sobre o Dr. Ricardo Cohen – coordenador do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Graduado em Medicina em 1984 e doutor em Medicina (Clínica Cirúrgica) pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente, é coordenador do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (2011-2012). Presidente do 21º Congresso Mundial da Federação Internacional de Cirurgia da Obesidade e Doenças Metabólicas (IFSO, na sigla em inglês) que aconteceu em setembro de 2016 no Rio de Janeiro.

Sua área de atuação é principalmente nos seguintes temas: diabetes mellitus tipo 2 e cirurgias bariátrica e metabólica. É membro do Comitê Executivo da Federação Internacional de Cirurgia da Obesidade (IFSO), membro honorário da Sociedade Espanhola de Cirurgia da Obesidade e foi apontado pela Sociedade Americana de Cirurgia Metabólica e Bariátrica (American Society for Metabolic and Bariatric Surgery – ASMBS), como um dos 30 médicos mais influentes do mundo nesta área do conhecimento. Já publicou mais de 100 artigos e nove livros.

Sobre Tarissa Petry – Endocrinologista do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Doutora em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Pesquisadora do Instituto de Pesquisa do Hospital Alemão Oswaldo Cruz na área de Diabetes e Cirurgia Metabólica.

Pós-graduação em Cirurgia Bariátrica

Coordenada pelo Dr. Ricardo Cohen, a pós-graduação tem como foco principal a seleção e tratamento adequado de pessoas com obesidade e suas doenças associadas, como o diabetes tipo 2. Com duração de 10 meses, a especialização pretende formar os alunos no atendimento diário dos pacientes em pré-operatório e pós-operatório, com uma equipe multidisciplinar de profissionais de excelência na área da saúde.

O programa é desenvolvido uma vez por mês, durante quatro dias, no próprio Centro Especializado em Obesidade e Diabetes. Os alunos também poderão acompanhar cirurgias e terão todo o apoio adequado da equipe multidisciplinar do Centro, além de aulas e discussões dos principais tópicos, para que quando terminado o curso, o aluno sinta-se preparado para o tratamento dos pacientes portadores de obesidade.

Para mais informações sobre o curso e inscrições, acesse o site: https://www.fecs.org.br/pos-graduacao/cirurgia-bariatrica-e-metabolica/

Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Fundado em 1897 por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz é um dos maiores centros hospitalares da América Latina. Com atuação de referência em serviços de alta complexidade e ênfase em Oncologia e Doenças Digestivas, em 2020 a Instituição irá completar 123 anos. Para que os pacientes tenham acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Commission International (JCI) – principal agência mundial de acreditação em saúde –, o Hospital conta com um corpo clínico renomado, formado por mais de 4 mil médicos cadastrados ativos, e uma das mais qualificadas assistências do país. Sua capacidade total instalada é de 805 leitos, sendo 582 deles na saúde privada e 223 no âmbito público. Desde 2008, atua também na área pública como um dos cinco hospitais de excelência do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde.

Hospital Alemão Oswaldo Cruz – https://www.hospitaloswaldocruz.org.br/

Informações para a imprensa

Conteúdo Comunicação

Gerência de Comunicação Corporativa do Hospital Alemão Oswaldo Cruz