Educação e Pesquisa

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de educação e da pesquisa, sendo uma referência nas especialidades, o Centro Especializado em Obesidade e Diabetes conta com parcerias internacionais com as seguintes instituições:

O Centro também oferece junto à Faculdade de Educação em Ciências da Saúde (FECS) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, um curso de pós-graduação em Cirurgia Metabólica e Bariátrica, que propõe um novo modelo de especialização, com formação específica para médicos que atuarão nos cuidados e tratamento de pacientes obesos e diabéticos, no pré e pós-operatório.

O programa foi elaborado para atender à demanda da assistência médica a estes pacientes. O Curso de Especialização em Clínica Cirúrgica Bariátrica e Metabólica é destinado a profissionais com residência médica ou pós-graduação lato sensu, nas áreas de Cirurgia Geral do Aparelho Digestivo ou Clínica Médica.

Saiba mais sobre o curso

Pesquisas científicas inéditas no país
Pesquisas científicas inéditas no país

Pesquisas Clínicas

A equipe do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes, em conjunto com o Instituto de Educação e Ciências em Saúde (IECS) do Hospital, é responsável por pesquisas científicas inéditas no país.

EndoBarrier®

A primeira delas comprovou a eficácia de um procedimento endoscópico capaz de promover resultados satisfatórios no tratamento do diabetes em pacientes com sobrepeso ou obesidade leve. Com o EndoBarrier®, método que permite o revestimento da parede interna do duodeno (primeira porção do intestino delgado) por uma membrana impermeável, é impedido o contato dos nutrientes na primeira porção do intestino delgado, ocasionando o controle do nível de glicose no sangue através de mecanismos hormonais, independentes da perda de peso.

Esse estudo, liderado por Dr. Ricardo Cohen, coordenador do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes, mostrou que 62,5% dos participantes apresentaram taxas de controle metabólico saudáveis: a hemoglobina glicada caiu para menos de 7%, a glicemia de jejum teve diminuição, em média, de 44,1 mg/dl, o colesterol ruim passou de 137,8 mg/dl para 112 mg/dl e a taxa de triglicérides de 226,1 mg/dl para 183,6 mg/dl.

Essa pesquisa, seus resultados e mecanismos de funcionamento foram publicadas em duas importantes revistas: Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism e Diabetic Medicine, revista oficial da Sociedade Britânica de Diabetes.

 

Diabetes tipo 2

Diabetes tipo 2

Outra pesquisa científica, já concluída e também conduzida por Dr. Cohen, demonstrou o controle do Diabetes tipo 2 em pacientes com obesidade leve e sobrepeso através da intervenção metabólica. Publicado na prestigiada revista científica Diabetes Care, seus resultados apontaram que 88% dos pacientes tiveram a doença completamente revertida e 11% diminuíram o uso de medicamentos.

Outro estudo pretende comprovar os benefícios do tratamento cirúrgico em comparação ao melhor tratamento clínico para doenças microvasculares decorrentes da Diabetes tipo 2, como retinianas, renais e neuropatias. A investigação consiste em realizar cirurgia bariátrica e metabólica em pacientes com histórico de diabetes há 15 anos ou menos com Índice de Massa Corpórea (IMC) entre 30 e 35 kg/m2, sem obesidade mórbida, e que apresentam sintomas iniciais das doenças referidas. As doenças microvasculares são as que registram as mais altas incidências entre diabéticos – as doenças retinianas em diabéticos, por exemplo, são as principais causas de cegueira no mundo – e, além disso, podem progredir para lesões mais graves, comprometendo os grandes vasos.

A técnica utilizada é o bypass gástrico em Y de Roux no qual é feito grampeamento do estômago e desvio do intestino inicial para alterar o trânsito de alimentos. A expectativa é que os marcadores da doença, sintomas e sinais regridam parcial ou totalmente após o procedimento.