O que é?

Bariátrica ou redução de estômago é um conjunto de intervenções sobre o trato gastrointestinal que têm por objetivo principal, a perda de peso e a melhora das doenças associadas à obesidade.

Caso seja indicada a cirurgia bariátrica, o paciente receberá o apoio necessário dos cirurgiões e de toda equipe multidisciplinar do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes.

São cirurgias eficazes e seguras. Ela não é a “última solução” ou ser “deixada para último caso”. Quando bem indicada, ela é a melhor opção de tratamento da obesidade e suas doenças associadas.

A cirurgia, também conhecida como cirurgia da obesidade, ou, popularmente, redução de estômago, reúne técnicas com respaldo científico destinadas ao tratamento da obesidade e das doenças associadas ao excesso de gordura corporal ou agravadas por ele. O conceito de cirurgia metabólica foi incorporado há alguns anos pela importância que a cirurgia adquiriu no tratamento de doenças relacionadas a obesidade – como o diabetes.

Tipos de cirurgia Bariátrica

Bypass Gástrico (Redução de estômago): diminuição do estômago e desvio para que o paciente sinta menos fome e tenha mais saciedade, por causa das alterações hormonais que a cirurgia proporciona

Bypass Gástrico

Gastrectomia Vertical: o estômago também é reduzido, transformando-o em um tubo.

Bypass Gástrico

 

Conheça os mitos e verdades sobre a Cirurgia Bariátrica

Clique na imagem abaixo para ver o infográfico.

Mitos e Verdades da Cirurgia Bariátrica

Cirurgia Bariátrica e Cirurgia Metabólica

Os procedimentos são iguais, tanto na cirurgia bariátrica quanto na metabólica, porém os objetivos são diferentes.

Para saber mais sobre o procedimento da Cirurgia Metabólica, clique aqui.


Obesidade - Infográfico

Entenda mais sobre Cirurgia Bariátrica

Preparamos um material para ajudar você a entender mais sobre a cirurgia bariátrica.

Baixe o material