Psicologia

O Centro de Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz oferece atendimento psicológico aos pacientes que passam por tratamentos do diabetes, redução de peso, compulsão e reeducação alimentar, além daqueles que são submetidos à cirurgia metabólica.

O paciente é encaminhado após consulta com o endocrinologista e triagem da equipe de enfermagem, de acordo com a sua necessidade.

O acompanhamento é feito de forma conjunta, que envolve a equipe clínica e a de nutrição, e estabelece metas de alcance para o paciente com encontros semanais.

Todos os atendimentos psicológicos são personalizados e a sua duração varia de acordo com o caso. O grupo de especialistas também conta com um psiquiatra, caso o paciente precise de medicamentos específicos, além de apoio emocional.

Cirurgia bariátrica e metabólica

No caso dos pacientes que passam pela cirurgia metabólica, além do atendimento para avaliação psicológica pré cirúrgica, há o atendimento pós-cirúrgico para facilitar o enfrentamento das mudanças físicas e de comportamento. O início do atendimento ocorre no máximo 30 dias após a cirurgia e costuma durar todo o período de acompanhamento clínico do paciente, garantindo a sua qualidade de vida de forma integral.

Psicóloga responsável – Graça Maria de Carvalho Camara.